PROGRAMA ESCOLA DA TERRA: FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ZONA DA MATA RONDONIENSE

  • Autor
  • Silmar Oliveira dos Santos Mazzali
  • Co-autores
  • Juliana Cândido Matias , Gracielli Bragança Lima Moreira
  • Resumo
  •  

    O Programa Escola da Terra constitui uma proposta de formação continuada para professores que atuam no campo brasileiro, vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e se configurando como ação do Pronacampo, resultado da parceria entre o MEC, instituições de ensino superior e redes de educação. Criado em 2013, o programa ocorre de forma contínua, contando com a participação de aproximadamente 57 instituições de ensino superior (MEC, 2025). A formação continuada é organizada em dois tempos intercalados, tempo universidade (TU) e tempo comunidade (TC), estruturados em polos que envolvem cerca de 120 professores por edição. Entre 2023 e 2024, o programa foi ofertado aos docentes do sistema municipal de Educação de Rolim de Moura, por meio de ação conjunta entre a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), envolvendo aproximadamente 60 professores que atuam nas escolas do campo. Este relato apresenta a implementação do Programa Escola da Terra na rede municipal de Rolim de Moura e os resultados decorrentes do processo formativo, fundamentando-se em autores como Caldart (2018), Becker (1982) e Arroyo (2007). As formações ocorreram mediante adesão da SEMED, após apresentação do projeto pelo Departamento de Educação do Campo da UNIR, e foram realizadas entre novembro de 2023 e junho de 2024, contemplando seis encontros de TU relacionados a três módulos do curso, com temáticas sobre partilha de saberes e práticas educativas nas escolas do campo, leituras e escritas sobre a Educação do Campo, currículo e diversidade; além de atividades de TC, em que os professores desenvolviam ações com os estudantes, visando conhecer e valorizar suas formas de vida e subsistência. Rolim de Moura integrou o polo que incluía o município de Alta Floresta d’Oeste, com encontros realizados no auditório da biblioteca da UNIR. A participação das técnicas da SEMED possibilitou acompanhar de perto o processo formativo e apoiar a integração das ações com as escolas do campo. Entre os resultados observados, destaca-se a participação dos cursistas em uma publicação de livro com memórias de vida, bem como o desenvolvimento de propostas pedagógicas durante o TC. Além disso, foi institucionalizado o Projeto Escola da Terra, orientado pela Pedagogia da Alternância, com o objetivo de vivenciar e compreender essa abordagem pedagógica, promovendo uma educação contextualizada e interdisciplinar que valorize as realidades locais. A partir dessa vivência, espera-se refletir sobre caminhos futuros para a Educação do Campo no município. Conclui-se que a formação continuada oferecida pelo Programa Escola da Terra contribuiu significativamente para a implementação de novas ações no sistema municipal de Educação, valorizando a educação e a população do campo na Zona da Mata rondoniense.

     

  • Palavras-chave
  • Programa Escola da Terra, Formação Docente, Educação do Campo
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 2- Infâncias e Políticas Educacionais no contexto rondoniense
Voltar

A Semana de Pedagogia 2025 aconteceu no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os dias 03 e 06 de setembro. Organizada pelo Departamento de Educação, a Semana de Pedagogia trouxe como tema: “Por uma Pedagogia e Docência Inventivas”. O evento propôs a reflexão e o debate sobre os desafios da inventividade docente na atualidade que permeiam o campo da Pedagogia. Dentre as atividades realizadas estiveram: a comunicação e publicação de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, mostra de fotografias, lançamento de livros e roda de conversas. Com o intuito de reunir os egressos e a comunidade acadêmica para pensar juntos sobre a profissão docente e a Pedagogia.

Os trabalhos submetidos como Comunicações Científicas foram enviados exclusivamente pela plataforma indicada pelo evento. Cada participante pôde inscrever seus trabalhos, individualmente ou em coautoria, com no máximo três coautores por trabalho. Nos textos em coautoria, apenas um autor realizou a submissão, indicando a autoria principal e os demais coautores, todos devidamente inscritos no evento.  Os resumos foram apresentados em um único parágrafo, com 400 a 500 palavras, contemplando temática, problema, objetivos, método, fontes, recortes temporal e geográfico, resultados e conclusões. Todos os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica mediante avaliação cega por pares e publicados nos anais do evento quando aprovados e apresentados na data e local programados.

  • GT 2- Infâncias e Políticas Educacionais no contexto rondoniense
  • GT 3- Práticas de ensino
  • GT 4- Pesquisa em Educação
  • GT 1- Experiências do Estágio Escolar Supervisionado: a perspectiva discente

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Juliana Cândido Matias

Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

Comissão Científica

Prof. Dr. Amauri Moret da Silva
Prof. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Prof. Dra. Bianca Santos Chisté
Prof. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
Prof. Dra. Flávia Pansini
Prof. Esp. Helionice de Moura Silva
Prof. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dra. Luciana Coladine Bernardo
Prof. Dra. Maria Aparecida Antero Correia
Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

 semanadepedagogia25@gmail.com

Whatsapp

31 9 91377975 (Prof. Dimir Viana)

69 9 8428-5636 (Profa. Juliana Matias)

 

REALIZAÇÃO

DAED – Departamento Acadêmico de Educação UNIR – Universidade Federal de Rondônia

Campus UNIR – Rolim de Moura

Avenida Norte/Sul, 7.300 – Bairro Nova Morada, Rolim de Moura – RO